Nesta manha de domingo aconteceu na Praia do Santinho o primeiro treino de reconhecimento dos percursos do Mountain do – Costão do Santinho 2011, que ira acontecer nos dias 22,23 e 24 de abril. A Assessoria esportiva Floripa Runners esteve com toda sua estrutura nesta manha super agradável, nas areias da belíssima praia do santinho, junto ao Costão do Santinho Resort. 18 atletas estiveram no treino e realizaram os 8 kms do percurso . Após o treino os atletas aproveitaram para se refrescarem nas águas geladas e transparentes do santinho. No próximo domingo estaremos realizando o reconhecimento do percurso 2.
Durante a semana maiores detalhes aqui no site FR.
Atletas FR,
No próximo domingo iniciaremos os treinos especiais de reconhecimento dos percursos do Mountain do- Costão do Santinho.
O treino de domingo vai ser realizado com qualquer tipo de temperatura ,inclusive se estiver com chuva.
Lembrando:
Concentração dos Atletas na Tenda FR: 08:00hs
Inscrição MD – Costão do Santinho: 08:00hs até as 08:20hs e depois do treino.
Horário de inicio do Treino: 08:20hs em ponto.
Previsão de duração do treino: Aproximadamente 1 hora.
Distancia: 8 kms.
Percurso 1 – 8 Km
Largada Costão do Santinho Resort
Chegada Costão do Santinho Resort
Grau de dificuldade Difícil – Percurso de terreno variado, realizado nas praias do Santinho e dos Ingleses, com retorno em frente na Marina do Costão, Subida forte, morros e trilhas entre bosques lindíssimos.
Terreno 0,8 km – Asfalto; 3,2 km – Praia; 4 Km – Morros com trilhas
Não esquecer: filtro solar, Boné e Uniforme FR e cinto de hidrataçao.
Bom treino!!
Durante o treino, a maioria dos corredores não ingere líquidos em quantidades suficientes. Essa falta de cuidado pode causar de uma simples queda no rendimento do atleta até uma desidratação severa.
Quando se corre em temperaturas elevadas, a sudorese tende a ser maior. Então a desidratação pode ser ainda mais grave, acarretando consequências como o aumento dos batimentos cardíacos e a diminuição do fluxo sanguíneo – comprometendo assim o fornecimento de oxigênio e substrato energético para os músculos que estão trabalhando.
Além disso, ocorre o aumento da temperatura corporal, podendo ocasionar hipertermia e diminuição o desempenho. Para que isso não aconteça, siga as dicas do Treinador FR mantenha-se hidratado durante todo seu treino
É importante que você saiba o quanto de líquidos perde durante o treinamento, por isso se pese antes e após a atividade. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício, você deve consumir 1,5 litros de líquidos quando terminar em no máximo 6 horas.
Durante o treino, é fundamental que você aumente a quantidade de líquido que ingere. Beba água mesmo que não esteja com sede, pois seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos.
Você pode utilizar um alarme ou então pedir que seu treinador lembre de que está na hora de ingerir líquidos. É bom tratar, portanto, de ter sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso. O ideal é ingerir entre 150 e 300 ml de líquidos em intervalos de 15 a 20 minutos, assim você evita desconfortos gastrointestinais.
Com o passar dos dias você irá se acostumar com essa nova rotina e irá notar uma melhora no seu desempenho. Bom treino!
Além disso, em treinamentos mais longos, exigentes, ou em temperaturas elevadas, pode-se associar a utilização de bebidas eletrolíticas, como isotônicos, e outros suplementos que associem a hidratação com a ingestão de sais, carboidratos e proteínas por exemplo.
No próximo sábado estaremos iniciando o processo de inscrições para o Mountain do- Costão do Santinho.
Venha realizar seu treino aos sábados no Parque de Coqueiros, das 09 as 10:30hs.
OBS: Iniciaremos os treinos especiais de reconhecimento dos percursos para o MD, no dia 30\01 ( todos os alunos\atletas estão convidados )
Calendário FR- Primeiro Semestre
Dia 30\01- Inicio dos Treinos para o Mountain do
Dia 13\03- Floripa Run
Dia 23\04- Mountain do- Costão do santinho
Dia 30\04- Revezamento Asics Volta ilha
Dia 15\05- Corrida para ELAS
Dia 02\07- Meia maratona e Maratona Beto Carrero
Viagens programadas para 2011:
11\09- Meia Maratona de Buenos Aires
31\12- Corrida Internacional de São Silvestre
Um abraço a todos
DICAS FR- TÊNIS
Case o formato do seu pé com o tênis de corrida – Certifique-se que o formato do seu pé case com o do tênis de corrida. Se você tiver arco do pé muito baixo ou pé chato, precisa encontrar um tênis de corrida com a área logo abaixo da planilha em molde reto. Se o arco do pé for de altura média, você precisará de um tênis de corrida semi-curvo (mais de 80% são assim). Se tiver o arco de pé alto, você precisará de um tênis curvado. Pode causar dor se estiver utilizando o tênis errado. Um tênis que for muito curvado para você causará atrito no dedinho do pé ocasionando bolhas, calos ou calosidades. Já um tênis que for muito reto para o seu pé causará os mesmos problemas ao dedão, assim como aumentará a probabilidade de joanete.
Mantenha suas unhas cortadas curtas – Mantenha suas unhas curtas para prevenir que elas atritem-se com o tênis. Isso prevenirá unhas pretas, especialmente em maratonas.
Dê uma examinada nas palmilhas – Retire as palmilhas do seu tênis de corrida e dê uma olhada nelas. Se elas forem daquela espuma frágil de EVA, então você pode obter muito mais conforto, suporte, ou ambos ao substituí-las por uma palmilha especial com materiais mais macios e que ofereçam melhor suporte. Considere fazer isso quando comprar tênis novos também.
Lave seu tênis de corrida – Se o seu tênis de corrida ficar sujo é perfeitamente correto colocá-lo na máquina de lavar roupa depois de tirar as palmilhas. Lave-os gentilmente com água morna ou fria e um pouco de detergente. Não os coloque no secador! O calor quase certamente alcançará a temperatura na qual os termoplásticos derretem! Coloque o tênis de corrida em um lugar no qual haja fluxo de ar e deixe-o secar por pelo menos uma noite e que esteja totalmente seco antes de ser usado de novo.
Escolha o solado correto – Se o seu pé movimenta para dentro quando você corre, isso pode fazer com que seu joelho doa. Procure por tênis de corrida com cor cinza na borda da parte de dentro do solado. Esses são tênis de estabilidade desenvolvidos para manter seus pés alinhados quando você corre.
Troque seu tênis de corrida pelo menos duas vezes por ano – Examine seu tênis de corrida procurando por desgaste na sola e solado. Quando seu tênis fica um pouco desgastado na sola, veja os lados do solado procurando por pequenas rugas na espuma de EVA. Essas rugas indicam que o solado está comprimido e não provê tanto amortecimento quanto antes. Quando o solado fica comprimido você pode começar a ter os músculos doloridos com maior freqüência, ou até ficar lesionado. Considere trocar seu tênis de corrida duas ou mais vezes por ano.
Se você tem dois pés – Tenha os dois pés medidos para certificar que eles são do mesmo tamanho. Se seus pés têm tamanhos diferentes, tente deixar bastante espaço no pé maior sem ao mesmo tempo deixar espaço demais para o pé menor.
Como lidar com laços grandes – Laços grandes podem ser um problema ao se enroscarem em objetos quando pulam de uma lado pro outro. Amarre o laço ao puxa-lo por toda a extensão dos buracos, então dê um laço duplo e termine colocando as pontas do laço abaixo do cruzamento das cordas acima da lingüeta.
Fique de pé ao medir seu número de calçado – Sempre tenha seu pé medido para tênis de corrida de pé com seu joelho levemente dobrado. Se pé achata um pouco quando está suportando o peso do seu corpo e fica um pouco maior. Não fique surpreso se o tamanho do tênis de corrida for um número ou dois maior que seus calçados comuns.
Previna bolhas – Certifique-se sempre que suas meias de corrida são macias e bem ajustadas para prevenir bolhas.
Não amarre seu tênis muito apertado – Não amarre seu tênis muito apertado ou poderá causar danos aos nervos no topo do pé. Se você é sensível a problemas de dormência no pé devido a laços apertados, procure por tênis de corrida que utilizem material mais grosso na lingüeta para proteger os nervos do pé.
Amarre seu tênis com um laço duplo – Antes de começar sua corrida, ou especialmente antes de uma competição, amarre seu tênis com um laço duplo. O laço extra prevenirá que seu tênis desamarre, o que é sempre um inconveniente.
Remova espinhos e adesivos – Depois de correr examine a sola do tênis de corrida e remova os espinhos e adesivos. Os espinhos poderiam migrar pela material da sola e causar problemas futuros. Isso também lhe dá a oportunidade de reparar qualquer desgaste excessivo no tênis que indique que ele precise ser trocado
ATLETAS FR SUPERAM O DESAFIO DE MAIS UMA SÃO SILVESTRE INTERNACIONAL.
No dia 29 de dezembro os atletas FR desembarcaram na cidade de São Paulo para participação na maravilhosa prova internacional de São silvestre. No mesmo dia da chegada na cidade os atletas foram ao Complexo esportivo do Ibirapuera onde retiraram os kits de prova. O dia 30 foi destinado para um city tour onde os atletas puderam passar e visitar os seguintes locais : Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Mercado Municipal, Centro histórico, Rua 25 de março, entre outros locais.
O dia 31 pela manha foi de descanso e foram repassados as ultimas orientações do treinador Fabiano Braun , que ressaltou a disciplina dos treinamentos dos atletas no ano de 2010. As 16 47hs do dia 31 aconteceu a largada da São Silvestre, onde aproximadamente 21 mil corredores de todos os cantos do mundo puderam enfrentar os 15kms do percurso, que teve a vitoria do Brasileiro Marilson Gomes dos Santos, quebrando a serie de vitorias do queniano James Quipsang
Resultado dos Atletas FR:
Glaucinei Trevisol – 2298 geral masculino, 411 na categoria, tempo de 1´13
Vanda dos Santos – 1054 geral feminino, 197 na categoria, tempo de 1´37
Elisa Beck – 1359 geral feminino, 217 na categoria, tempo de 1´41
Ari Bhoeme – 11922 geral masculino, 1817 na categoria, tempo de 1´47
Aline Mafra – 1802 geral feminino, 293 na categoria, tempo de 1´47
Resumo da prova: A festa na Avenida Paulista reuniu mais de 21 mil inscritos nesta sexta. Sob temperatura de 24 graus, a largada masculina viu o coelho Eder Uilliam da Silva puxar o pelotão da frente. Israel dos Anjos chegou a liderar a prova no início, mas logo perdeu a ponta para o marroquino Mohammed El Hachimi.
Bem preparado, Marílson ultrapassou o adversário no elevado Costa e Silva. Barnabas Kiplagat, que já tinha vencido a Volta da Pampulha, assumiu a segunda colocação, mas não chegou a ameaçar o brasileiro. Marílson foi abrindo vantagem e, na parte final do percurso, já olhava para trás e conferia a ampla vantagem que tinha para o vice-líder. Ao cruzar a linha de chegada, o brasileiro mostrou três dedos da mão, em alusão ao tricampeonato. Só conseguiu dar mais alguns passos e curvou o corpo para frente. O cansaço tinha valido a pena.